CURVAS DE CRESCIMENTO
As curvas de crescimento são instrumentos usados para monitorar o crescimento de crianças e adolescentes. Devem ser usadas para todos indivíduos com idade entre 0 e 19 anos, independente da origem étnica ou da condição sócio-econômica.
Sabe-se que a desnutrição e a obesidade são algumas das situações adversas ao crescimento de crianças e adolescentes, as curvas são um bom referencial para o monitoramento e detecção dessas situações, contribuindo para o encaminhamento rápido ao tratamento.
As curvas de crescimento são divididas inicialmente por sexo e depois subdivididas em categorias: peso para idade, estatura para idade, peso para estatura e IMC para idade. Cada faixa etária tem um determinado valor de referência que deve ser comparado ao resultado da criança ou adolescente avaliado. Por exemplo: Uma criança de 7 anos, sexo masculino, com 36 kg e 1,32 m de altura.
Analisando os valores de referência das curvas de crescimento, essa criança apresenta estatura adequada para a idade, porém seu peso e seu IMC revelam que a criança está obesa. Deve-se então iniciar imediatamente tratamento que envolverá, entre outras coisas, planejamento alimentar (dieta) e prática regular de atividade física.
Vale ressaltar que o diagnóstico e o tratamento devem ser feitos por profissionais da área da saúde, de preferência com especialização na faixa etária da criança ou adolescente avaliado.
Escrito por: Rosiani Grobério Neves Benencá - Nutricionista
