ADOÇANTES
22-11-2010 11:36
Adoçantes são substâncias que proporcionam gosto doce aos alimentos, servindo como substitutos para o açúcar. Podem ser naturais ou sintéticos. Os naturais são aqueles extraídos de plantas ou produzidos por vias biotecnológicas, os sintéticos são produzidos por processos industriais.
A escolha do tipo de adoçante deve ser feita de forma criteriosa, observando-se o edulcorante presente em sua formulação, pois alguns podem causar prejuízos à saúde de determinados grupos populacionais, como por exemplo o ciclamato e a sacarina, que contém em sua formulação o sódio que é prejudicial aos hipertensos. Edulcorante é o princípio ativo que confere o sabor doce ao adoçante. A maioria dos edulcorantes contém algum tipo de contra-indicação, segue tabela com os alguns exemplos:
O preço do adoçante também varia de acordo com o edulcorante presente em sua formulação, as marcas mais baratas encontradas no mercado atualmente são as que apresentam ciclamato e sacarina em sua formulação. O edulcorante steviosídeo, que é natural, extraído de uma planta, não é tóxico, e é considerado o mais seguro para o organismo, no mercado atual está entre os mais caros (Mas pense: quanto vale sua saúde?).
Apesar de alguns adoçantes imitarem perfeitamente o sabor do açúcar comum, a maioria das pessoas tende a rejeitar seu uso, pois seu paladar está habituado ao sabor do açúcar comum (lembre-se que desde pequenos comemos alimentos adoçados com açúcar), então é necessário um tempo de adaptação. O paladar tem que ser reeducado, e isso pode levar algum tempo. É importante lembrar também que a quantidade de adoçante também deve ser adaptada ao paladar de quem consome (duas gotas de adoçante pode ser suficiente para adoçar o cafezinho de uma pessoa, mas pode ser insuficiente para adoçar o de outra, é necessário saber com quantas gotas você ficará satisfeito).
Escrito por: Rosiani Grobério Neves Benencá - Nutricionista
———
Voltar