AS FRUTAS OLEAGINOSAS
19-11-2010 17:16Nozes, Castanhas, Amêndoas, Avelãs e Amendoim são exemplos de frutas oleaginosas. Essas frutas são cheias de nutrientes extremamente benéficos para saúde e por isso estão incluídas na categoria dos Alimentos Funcionais.
Dentre os benefícios, pode-se citar prevenção do envelhecimento celular, de doenças cardiovasculares, neurológicas e alguns tipos de câncer, redução do nível do LDL-colesterol (colesterol ruim) e aumento do HDL-colesterol (colesterol bom). Isso ocorre porque as oleaginosas possuem quantidades concentradas de vitamina E, ácido fólico, zinco, cobre, manganês, magnésio, selênio e cálcio, além de fornecerem gorduras de ótima qualidade (ácidos graxos monoinssaturados). Mas atenção, estas frutas não devem ser consumidas com exagero pois são altamente calóricas.
Entre as oleaginosas, as nozes são as que apresentam maior concentração de vitamina
E, que é um nutriente com ação antioxidante
que protege o coração e é fundamental para a formação de glóbulos vermelhos e do tecido
muscular. Elas são ainda boas fontes de potássio, vitamina
C e do complexo B. Recomenda-se o consumo de 4 unidades por dia.
As castanhas, principalmente a castanha-do-pará, são uma ótima fonte de ômega 3, ácido fólico e selênio, que é um antioxidante
essencial para o funcionamento do cérebro. Também fortalece o sistema imunológico e reduz o risco de alguns tipos de câncer. Curiosamente uma unidade de castanha-do-pará apresenta toda a quantidade de selênio necessária em 1 dia, portanto essa é a recomendação diária de consumo.
Já as amêndoas e as avelãs são grandes fornecedoras de vitamina
E, além
de potássio, ácido fólico e cálcio. As avelãs têm propriedades antiinflamatórias, antienvelhecimento e antioxidantes potentes.
Escrito por: Rosiani Grobério Neves Benencá - Nutricionista
———
Voltar